A jornalista Ana Paula Araújo é a convidada do Projeto Disconcertos, que transforma emoções em conhecimento no Futuros

A jornalista Ana Paula Araújo é a convidada do Projeto Disconcertos, que transforma emoções em conhecimento no Futuros – Arte e Tecnologia

O evento, que tem apresentação do também jornalista Dodô Azevedo, será no dia 29 de outubro 

Criado pelo filósofo, historiador, escritor e jornalista Dodô Azevedo, o projeto Disconcertos volta ao centor cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, com entrada gratuita. A convidada do dia 12 de Novembro será a jornalista Ana Paula Araújo, que escolheu falar sobre o álbum “The Immaculate Collection”, de Madonna. Lançada em 1990, a obra icônica da diva pop consagrou sucessos que marcaram gerações. Entre os hits, estão “Live to Tell”, “Vogue”, “Like a Virgin”, “Holiday”, “Papa Don’t Preach”, “Material Girl” e “La Isla Bonita”. 

Dodô e Ana Paula vão apresentar o álbum ao público, tocando as faixas em um toca-discos de vinil, enquanto um telão exibe uma videoarte criada exclusivamente para a apresentação. Além disso, serão exibidas as letras das músicas, informações gráficas, a capa do álbum e artes referentes ao período do disco. Os dois vão abordar temas como empoderamento feminino, a importância da Madonna nos anos 1980 e questões como abuso, feminicídio e patriarcado, utilizando a música como veículo para reflexão.

Garimpando joias musicais e compartilhando memórias, o projeto Disconcertos tem mesmo como proposta transformar emoção em formação de conhecimento. “A música oferece uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento pessoal, a educação e a formação do conhecimento. Por meio dela, podemos cultivar uma sensibilidade única e expressá-la de diversas formas, permitindo que as pessoas aprendam e se conectem de maneira profunda com a experiência musical. A experiência única do Disconcertos desconstrói a imagem performática e calculada do artista, criando um ambiente íntimo, semelhante a uma roda de conversa, em que histórias são compartilhadas e novas conexões são estabelecidas a partir da música. As pessoas se identificam e se emocionam, o que é um aspecto fundamental do projeto”, conclui Dodô Azevedo.

Para o público, os eventos tornam-se uma catarse coletiva musical, provocando sentimentos diversos e colecionando admiradores e fãs a cada edição. Como num concerto. Só que no lugar da orquestra, um disco. Disconcertos.

“Os encontros são sempre muito ricos, pois permitem que convidado e público possam discutir questões variadas e refletir sobre elas a partir da escuta do outro, seja pela música ou pelo que ela representa para cada um. O projeto se encaixa perfeitamente na proposta do Futuros”, destaca o gerente de cultura do Instituto Futuros, Victor D’Almeida.

O projeto Disconcertos é uma realização de Sheila Gomes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o patrocínio da Serede e da Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC. O evento do dia 29 será o segundo de cinco encontros em que Dodô convida uma personalidade ligada às artes e à cultura para eleger o disco mais importante ou marcante da vida dela. 

Serviço: Disconcertos

“The Immaculate Collection”, de Madonna

Dodô Azevedo recebe Ana Paula Araújo

Noite de autógrafos do livro "Agressão: A escalada da violência doméstica no Brasil". De Ana Paula Araújo

Data: 12 de novembro (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Futuros – Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro

Entrada franca

Lotação máxima: 80 lugares

Postar um comentário

0 Comentários