Guioak encontra paz dentro do caos no single “Passagens”

 

“Passagens” é o capítulo final da jornada de Guioak pela sinestesia materializada nos timbres de sua guitarra. A história que se iniciou com o lançamento de “Perspectivas”, em 2024, seguiu percorrendo as cores primárias até desaguar no amarelo, uma cor que Guioak associa à catarse dos sentimentos que estiveram juntos dele durante todo esse processo. Sua temática gira em torno de uma antítese entre confiança e medo, onde o artista se encontra disposto a dar um salto de fé para alcançar o que busca com sua arte.


A faixa se projeta como um desabafo para a própria música. “Passagens” é um ultimato para se jogar de cabeça nos nossos sonhos e aborda a urgência de tomar essa decisão como se o mundo dependesse disso. A sensação de “agora ou nunca” trazida na letra é realçada a partir da avalanche de sons que vai se desenhando desde o início da música até atingir um clímax ao seu final.


É a faixa mais visceral de Guioak até o momento. A sinceridade trazida nos versos só foi capaz de ser alcançada após o artista ter absorvido todos os ensinamentos que foi adquirindo depois de cada música lançada neste projeto que vai se encaminhando para sua conclusão. “Passagens” revela um Guioak mais realizado e convicto de quem ele é como artista, além de demonstrar um lado mais maduro na forma de se relacionar com a música, uma vez que encara ela como seu propósito na vida. Mesmo assim, sua letra ainda pode ser reinterpretada para momentos em que nos vemos sem saída e precisamos ter coragem para nos guiar pela nossa própria intuição.


O papel da guitarra é fundamental para guiar o ouvinte durante a faixa, mesclando entre dedilhados nos versos e acordes efusivos que preenchem os refrões. A música é um crescente até o momento de colapso no minuto final,  que é contemplado por uma série de gritos, uma bateria típica de rock e um solo de guitarra, marca característica do projeto “Sinestesia Primária”, EP do qual o single irá fazer parte.


Joni e Glimpse assinam a produção, dupla que já trabalhou junto do DJ Mochakk e que agregam elementos do R&B e da música eletrônica para a estética de som essencialmente indie do pop alternativo de Guioak. "Passagens" já se encontra disponível em todas as plataformas de streaming.


Sobre Guioak

Para Guioak, não há fronteiras para a sensibilidade. O universo artístico de Guilherme Carvalho, jovem paulistano de 25 anos, surgiu como uma forma de entrar em contato com seu inconsciente, materializado nos acordes de suas músicas e em versos jogados em notas aleatórias no celular. Guioak despeja em suas letras uma coleção de sentimentos e vivências que o faz escrever de forma particularmente universal. O artista combina elementos do pop, emo, folk e R&B para dar à sua sonoridade um aspecto único e sincero.


As inspirações para essa construção possuem uma ampla gama de artistas que abrangem desde Radiohead à Prince, passando por nomes mais contemporâneos como Terno Rei, Brockhampton e Phoebe Bridgers. Guioak abraça suas ideias com uma intimidade própria que se conecta com as pessoas, proporcionando à sua arte um senso de coletividade atemporal. O início dessa narrativa se deu com o lançamento do EP “Músicas em Preto & Branco” em 2023, no qual Guioak amalgamou todas as frustrações que surgem quando vírgulas não se transformam em pontos finais. A roupagem acústica e intimista do projeto propõe uma viagem pelas sensações que acompanham o processo da perda e da superação do passado.


A exploração desses sentimentos ganha um novo capítulo inaugurado no ano seguinte. Nessa nova era, Guioak volta seus olhos para o presente e passa a experimentar com outras sonoridades, substituindo o violão pela guitarra na busca de externalizar a mensagem de autorreflexão que carrega em sua música sob uma diferente ótica. Inspirado pela sinestesia de cores e timbres e também pela nossa própria Psique, ele busca unir essas temáticas e assim imergir ainda mais nos processos que ocorrem em nossa mente.

Postar um comentário

0 Comentários