“Tá indo pra onde?”, “Tô indo ali fazer história” - e foi com essas palavras e essa energia que João Gomes fez a estreia do Tiny Desk Brasil.
João Fernando Gomes Valério, cantor e compositor nordestino, tornou-se um ícone do forró, piseiro e MPB. Com apenas 23 anos de idade, o artista foi o escolhido para cantar atrás da mesinha, em um dos maiores programas mundiais - o Tiny Desk - em sua versão brasileira. Sua apresentação tornou-se um dos assuntos mais falados nacionalmente. Mas afinal, o porquê dessa escolha?
Nascido em Serrita em Pernambuco, João Gomes fez participação no coral da igreja, estudou agropecuária no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, e através de vídeos caseiros postados na internet - incentivado por amigos - com seu timbre grave, suave e calmo e o sotaque característico do nordeste, o cantor chamou atenção dos internautas com a canção “Meu Pedaço de Pecado” em 2021. Logo após o estrondoso sucesso, o álbum “Eu Tenho a Senha” o consolidava como um dos principais representantes da nova geração do forró e do piseiro.
Emocionado, o artista preparou algo único - como uma banda especialmente para a ocasião. O grupo descrito pelo cantor como “músicos que eu gosto e tinha vontade de tocar junto”, apresentou um repertório único e harmonias improvisadas que pegou muitos de surpresa - inclusive o próprio cantor - que em entrevista para o Tiny Talks Brasil revelou que se arrepiou com a performance de “Deusa de Itamaracá”.
“Vai ser uma loucura o que a gente vai fazer. Pode errar? Pode. Mas vai ser tudo de verdade”. Com um sorriso no rosto, João Gomes apresentou grandes sucessos como “Dengo”, “Aquelas Coisas”, “Pra que fui me apaixonar”, “Meu Cafofo” e “Reencontro”.
Para o Tiny Desk Brasil, João Gomes foi a escolha mais precisa. Além de manter suas origens, sua arte é uma celebração da identidade nordestina, apresentada com orgulho e reverência desde o sotaque às roupas usadas, o cantor mantém sua personalidade autêntica e simples, que refletem diretamente na escolha do programa.
O artista é a representação da brasilidade, na sua versão mais crua e poética. Um rapaz humilde do nordeste que através do talento, da amizade, e da paixão pela música, rompeu com as fronteiras do gosto musical, encantando até quem não tem familiaridade com o universo do forró, cativando não somente pela voz, mas também pela calma que transmite e pelo coração aberto às pessoas.
“A gente tem uma missão de trazer mais pessoas para música, de deixar essa herança aí de desejo [...], é o caminho a gente poder inspirar. Que sirva de herança para os próximos músicos e sonhadores”. Através da sua performance intimista, João Gomes mostrou que sua sina é a força da natureza, e que tem a senha e a certeza que dará conta disso tudo.
João Gomes segue em turnê do álbum “Dominguinho”, ao lado de Mestrinho e Jota.pê. E aí, você gostou da
escolha do artista para a estreia do Tiny Desk Brasil? Conta pra gente!
0 Comentários